cover
Tocando Agora:

Aulas do tradicional colégio Dom Pedro estão suspensas por problemas de infraestruturas; alunos reclamam

Aulas estão suspensas há oito dias, e segundo relatos dos estudantes, o motivo inicial foi um problema no sistema de encanamento. Fiscalização aponta proble...

Aulas do tradicional colégio Dom Pedro estão suspensas por problemas de infraestruturas; alunos reclamam
Aulas do tradicional colégio Dom Pedro estão suspensas por problemas de infraestruturas; alunos reclamam (Foto: Reprodução)

Aulas estão suspensas há oito dias, e segundo relatos dos estudantes, o motivo inicial foi um problema no sistema de encanamento. Fiscalização aponta problemas na estrutura do prédio do Colégio Amazonense Dom Pedro II Alunos e professores da Escola Estadual Dom Pedro II, em Manaus, estão preocupados com as condições estruturais do prédio. As aulas estão suspensas há oito dias, e segundo relatos dos estudantes, o motivo inicial foi um problema no sistema de encanamento. ​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Em entrevista à Rede Amazônica, estudantes informaram que esse é apenas um dos diversos problemas apontados. Entre as principais reclamações estão falhas nos aparelhos de ar-condicionado, infiltrações nas paredes, piso de madeira danificado e alagamentos em dias de chuva. O uso das salas de aula está sendo revezado entre as turmas por causa das falhas na climatização. "Constantes problemas nos ar-condicionados. A gente muda para uma sala que funciona, no outro dia quem usa é outra turma. Ficam revezando", disse o estudante Daniel Paixão. O estado de conservação das escadas internas também preocupa a comunidade escolar. "Quando pisam nelas, a gente acha que vai desabar em cima de nós. A que a gente pisa está toda enferrujada", relatou a aluna Lara Amorim. A paralisação das aulas levantou preocupações quanto ao andamento letivo, especialmente para os estudantes que se preparam para os vestibulares. "Isso atrapalha muito eles, pois tem PSC e eles não estão se preparando", afirmou o professor Emerson Oliveira. Parede de sala de aula com infiltração, rachaduras e mofo. Rede Amazônica Censo 2022: menos de 6% dos amazonenses tem acesso a rampas para cadeirantes; índice é o pior do país Na terça-feira (15), o prédio passou por uma vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Implurb e Defesa Civil. Os órgãos constataram os problemas relatados por alunos e professores. De acordo com o Iphan, será elaborado um relatório técnico detalhado com a descrição dos danos identificados. O documento também incluirá recomendações para que os responsáveis adotem as medidas corretivas necessárias. "Esse processo não é feito somente para garantir a vigilância e a conservação desses espaços mas para que possam ter um retorno bom", declarou a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro. A comunidade escolar espera providências urgentes para que as aulas sejam retomadas com segurança. "Eu fico triste de ver o colégio assim. É o terceiro colégio que mais aprova alunos nos vestibulares. Esperamos uma resposta", reforçou Daniel Paixão. Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) informou que está em tratativa junto ao Iphan para viabilizar um projeto que contemple a reforma da unidade de ensino.

Fale Conosco